15 de fev. de 2012

Como ter vida através de Jesus!


Por Fábio Della Pasqua

Lendo o texto de João 15 vemos que Jesus é a videira e que Deus é o lavrador. Até aí não vemos nada de novo ou diferente do que a maioria já sabe. 

Porém algo interessante é lido logo a seguir e afirma que mesmo crentes professos em Jesus podem não dar frutos e consequentemente serem julgados e rejeitados pelo lavrador. 
Em contra-partida o que dá fruto é limpo para que frutifique ainda mais. Limpo do pecado e de tudo quanto o afasta do propósito eterno de Deus, o homem produz frutos de justiça, bem como vive generosamente fazendo boas obras buscando sempre a santidade. O diferencial aqui é estar ligado na videira. 

Basicamente quando somos enxertados em Cristo estamos imunes das pragas que nos atacam e somos fortalecidos pela vida que emana Dele. A Sua presença em nós nos limpa e nos ajuda a frutificar. Jesus é o “verbo” e somos limpos através Dele. Se vivermos ligados na videira e buscarmos a verdade, essa nos alcançará e nos libertará. Ligados à Ele somos alimentados e o fruto será natural em nossa jornada, ciclo após ciclo, estação após estação. Não secaremos pois Ele mesmo “efetua em nós tanto o querer quanto o realizar”. 

Os conselhos de Jesus são preciosos e devem ser levados em consideração. Aquele que não estiver Nele não irá participar da sua mesa. É responsabilidade de cada um de nós permanecer com Ele e deixá-lo habitar em nossos corações. Isso evitará a apostasia e a sequidão que tira e suga a nossa vida, definha nosso caráter e  acaba com a nossa viagem rumo ao destino que Deus preparou para nós. Como o texto afirma, após a vida se esvair, o rumo da caminhada passa a ser outro, onde só existe dor e sofrimento.

 Certamente todos nós já experimentamos frustrações ao não obtermos resposta às nossas orações. Mas a promessa que vemos nessa passagem é de que teremos nossas orações respondidas se estivermos ligados na videira verdadeira. Ligado em Jesus seremos mais parecidos com Ele e nossas orações serão mais eficazes, pois estaremos em harmonia com Sua vontade. O desafio proposto pelo Mestre é que permaneçamos Nele e em Seu amor. Você pode me perguntar: Isso parece fácil, mas afinal por onde posso começar ou como posso fazer isso? Bom, guardando os mandamentos que Ele nos deixou creio que seja uma boa maneira de começar. Da mesma forma que Ele foi fiel e guardou tudo que o Pai lhe tinha dado permanecendo assim no amor de Deus, nós podemos fazer o mesmo. 

Se assim procedermos receberemos a recompensa e seremos cheio de alegria. Repare que não é qualquer alegria, mas sim a alegria do próprio Cristo que estará abundando dentro de cada um de nós. Seremos também chamados de amigos de Deus e conheceremos Seu coração e Seus planos. Foi assim com Abraão quando Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra. Por causa da amizade que tinha com Deus, o Senhor não ocultou a ele o que já tinha determinado contra aquelas duas cidades.

Portanto, a vida que flui de Jesus deve fluir em nós e assim teremos vida e vida em abundância. Mas somente se estivermos na videira. Cabe a cada um fazer a sua escolha.
A videira está no seu lugar e o lavrador pronto para fazer seu trabalho. Aquele que estiver produzindo será limpo e produzirá ainda mais, mas o que estiver inerte será cortado e sofrerá sérias consequências.



.